Como fazer cópia de backup dos arquivos?

Nessa nota, você verá algumas dicas que ajudarão a proteger seus dados mais importantes.  

Dicas e truques para manter a salvo as informações imprescindíveis.

  • Para a sua tranquilidade, todos os equipamentos de escritório da HP e da Compaq possuem um programa chamado HP Easy Backup. Esse software cria cópias de backup de seus arquivos importantes e restaura um arquivo ou uma pasta completa. Na primeira vez em que ele é executado, ele cria um backup completo, armazenando todos os arquivos especificados. Os backups posteriores armazenam os arquivos novos criados e os que foram modificados desde o último backup.
  • Além disso, a HP conta, em a toda a linha de desktops, notebooks e estações de trabalho HP Pavilion e Compaq Presario , com o programa HP Backup & Recovery Manager, que permite recuperar de maneira rápida e fácil todas as informações perdidas acidentalmente. Para executar o programa, vá em Iniciar/Programas/HP Backup & Recovery/HP Backup & Recovery Manager. Para recuperar um arquivo apagado, basta usar o “Restore Wizard”. Em segundos, você terá de novo esse arquivo. Para restaurar completamente o computador (deixando-o como quando a máquina foi ligada pela primeira vez), basta pressionar a tecla F11 enquanto o computador é inicializado. Depois, selecione a opção “Recuperar PC (ou Recover PC)” no menu.

Existem outros métodos para armazenar as informações:

  • Pen drive: é um dos métodos preferidos. Pode ser conectado a qualquer porta USB que vem em todos os computadores, e basta arrastar/soltar os arquivos no pen drive.
  • CD/DVD: você pode usar CDs ou DVDs regraváveis, que permitem armazenar, excluir ou gravar novamente no mesmo disco centenas de vezes.
  • Software específico: existem programas encarregados de fazer o mesmo que os computadores HP e Compaq.
  • Disco rígido externo: é conectado pela porta USB de qualquer máquina e possibilita transportar as informações de um lado para outro. Muitos deles vêm com um software proprietário que permite fazer backup dos arquivos.
  • Armazenamento online: serve para armazenar vários gigabytes de informações em servidores remotos. Existem vários tipos de opções: desde gratuitas (Microsoft Live SkyDrive, ADrive, DropBox, FileBox (488 GB de armazenamento grátis!), Box.net) até opções pagas.
    Você pode sempre acessar todas as informações armazenadas e ficar tranquilo, desde que o serviço em questão não "desapareça" da noite para o dia, por isso recomendamos manter também um backup em outro lugar.